Perguntas sobre o Processo Comercial

Você sabe dizer, por exemplo:


  1. Quantos clientes perde por mês?

  2. Quanto da sua base de clientes está realmente ativa?

  3. Por que, em muitos casos, o valor médio de compra dos clientes ativos está diminuindo?

  4. Por que seus clientes dizem que estão satisfeitos e, mesmo assim, compram da concorrência?

  5. Por que sua equipe de vendas depende tanto de preços e descontos para vender, mesmo com diferenciais claros

  6. Por que seus clientes não o indicam com mais frequência?

  7. Por que seus clientes não conseguem ver a diferença que existe entre a sua empresa e a dos concorrentes?


Responder essas perguntas – e tomar atitudes com relação às respostas – é mais importante do que sair prospectando novos clientes. Pense bem: em teoria, prospectar é fácil, pois não é preciso mudar nada na empresa; basta achar mais clientes que comprem o que você já oferece e pronto. O problema é que, na prática, isso raramente funciona. E quando funciona, é um paliativo temporário, uma vez que depois o problema reaparece, pois sua verdadeira causa – que você pode descobrir respondendo essas e outras perguntas – não foi atacada.