Criamos um mapa para você fazer uma auto-avaliação sobre o quanto você está focado(a) em gerar valor. Insira suas respostas e juntos, iremos realizar um brainstorming, visando evoluirmos em nossa abordagem comercial.
Responda:
1 – Descreva cinco características de seu cliente em menos de um minuto.
Se você não sabe quem é seu cliente, provavelmente ele também não sabe – hora de pensar mais sobre isso.
2 – O que ele mais valoriza em uma empresa como a sua?
Essa resposta você só vai ter se perguntar. Lembre-se que esses fatores não tem nada a ver com o que seu produto ou serviço faz. Esqueça palpites de sua equipe ou seus próprios. Principalmente se ele for “preço baixo” – na maioria das vezes, isso não conta.
3 – Quem são seus principais concorrentes?
Veja acima. É importante conhecer o seu mercado
4 – O que eles fazem que você não faz?
Essas informações estão em anúncios e em conversas com seus ex-clientes
5 – Como você irá medir as mudanças nos concorrentes?
Estabeleça uma rotina mensal ou bimestral para medir o que seus concorrentes estão fazendo, e se há novos participantes no mercado. Notícias sobre mudanças na direção, sinais de seus clientes, publicidade, tudo isso indica para onde estão indo.
6 – O que você pode fazer que é importante para o seu cliente?
A razão por trás dessas duas perguntas é a mesma. Focar no tipo de cliente que mais tem chances de comprar der você requer fazer e deixar de fazer várias coisas
7 – O que você faz, que ocupa seu tempo e dinheiro, e não faz diferença para seus clientes?
Seu cliente precisa estar no centro das suas atividades. Depois de responder a esta pergunta repense o que não acrescenta nada a eles.
8 – Onde está seu possível cliente? O que você pode fazer para estar mais perto dele?
Não apenas geograficamente, mas através de telefones, email, etc.
9 – Como você pode lucrar mais com o seu tipo preferido de cliente?
Serviços extras, acessórios. Facilitar a vida dele pode significar um aumento de seu tíquete médio e sua lucratividade.
A analisar.
10 – Como você vai continuar a se dedicar a seu cliente?